top of page

Diferencial competitivo na advocacia

O seu diferencial competitivo na advocacia está diretamente ligado à sua capacidade de olhar para a sua atuação pela perspectiva do seu cliente. O que faz com que ele escolha você para advogar em uma causa importante e não o seu concorrente?


Vai se destacar na advocacia aquela (e) advogada (o) que além de dominar habilidades, ferramentas e técnicas, sabe adaptá-las para sua realidade de forma estratégica e coerente. Quer dizer, o caminho não é seguir e repetir padrões, mas estar em constante aprendizado e busca por uma proposta única de valor, como dizem no mundo do empreendedorismo.


Para tanto, conhecer o seu mercado, seus clientes e os próprios serviços, em busca de oferecer a melhor experiência para seus clientes, é essencial para não ser “apenas mais um” em meio a milhares de outros advogados medianos.


Se você está em busca de entender como se posicionar e ser reconhecido de forma “única” pelo que faz, está no lugar certo! Ao longo desse texto eu vou te contar técnicas simples que vão te diferenciar da maioria dos seus concorrentes, não somente na teoria, mas na prática também.


SUMÁRIO



TÉCNICAS PARA SE DIFERENCIAR NO MERCADO JURÍDICO


Fato é que a maioria das pessoas não fazem o mínimo para se destacar, ser reconhecido e frequentemente contratado por buscar ser “acima da média”. Assim, a partir do momento em que você olha para a sua atuação e define hábitos, métodos e ferramentas para se diferenciar dos demais, tenha certeza de que se distanciará ainda mais dos tão ditos “advogados medianos”. Ainda bem!


Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! A seguir, elenquei 5 dicas práticas que vão te ajudar a destacar seu diferencial competitivo na advocacia. Acompanhe comigo!


1. CONHEÇA SEU CLIENTE

Este é o foco principal do diferencial competitivo, pois o cliente é a base de percepção do nosso desenvolvimento no mercado. É para ele que precisamos oferecer a sensação de segurança. Aqui, dois pontos devem ser analisados: O que o meu cliente precisa? E o que eu preciso?


Nenhuma relação flui se for unilateral, então, as necessidades de ambos os lados devem coexistir e interagir. Da mesma forma que o seu cliente precisa ter sua demanda atendida, receber empatia do advogado para que seus sentimentos sejam entendidos, você precisa da colaboração do cliente no que diz respeito à produção e seguimento contratual, fornecimento de informações e documentação e etc.


Muito se fala sobre a necessidade de se adaptar a cada cliente e isso assusta grande parte dos advogados. No entanto, apesar de as pessoas serem, de fato, diferentes, é comum que o ser humano tenha um padrão de comportamento. Portanto, não tenha medo de atender a nichos diferentes e expandir sua cartela de clientes.


2. ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

O atendimento ao cliente não se resume à consulta em si. Ele começa antes: no primeiro momento que um potencial cliente procura pelo seu serviço. Precisamos ter canais de visita atra entes e didáticos, seja ele o Google Ads ou até mesmo o Instagram, apenas assim prospectaremos os consumidores.


Depois desse contato inicial, algumas ferramentas podem ser muito úteis, como a programação de envio do Gmail, ou alguns softwares, como o Astrea, que eu sempre indico. Ele é um grande facilitador do próximo princípio a ser tratado.


3. TRANSPARÊNCIA E PROXIMIDADE

Um dos grandes diferenciais de competitividade é, sem dúvidas, a transparência. Deve ficar claro para seu cliente que você entendeu o que precisa ser feito, e ele certamente gostaria de saber como você o fará. É comum que a gente se perca entre as demandas de um cliente e outro, então devemos tomar bastante cuidado com o lapso de tempo para atendê-las e as promessas de um retorno concreto.


Se você recebeu uma mensagem de seu cliente e não pode sanar a sua dúvida antes de 48 horas, não diga a ele que lhe dará uma resposta em 24. Não conseguir cumprir com as promessas feitas pode prejudicar a sua credibilidade, além de fazer o cliente sentir que você não lhe dá a devida atenção.


Portanto, seja sempre verdadeiro: ele com certeza entenderá que você tem um fluxo de clientes que não te permite ser disponível o tempo todo.


4. VISÃO ESTRATÉGICA DO SEU NEGÓCIO

É fundamental ter uma visão empreendedora, mesmo que você atue sozinho, sem espaço físico. Atualmente, com tudo acontecendo de forma tão rápida, criar estratégias e planos de negócio é indispensável para ser notado.


Um bom networking também pode ser um diferencial e tanto quando se fala em empreender, pois criar uma rede de contatos com a qual você possa, trocar ideias e se inspirar pode te ajudar a tornar o seu negócio mais rentável.


Além disso, usar as tecnologias a seu favor é um diferencial! Há muitas plataformas que podem facilitar não só o cotidiano de nós, advogados, mas também a do cliente, que consegue ter um acompanhamento processual de forma remota.


OS 4 PILARES DA DIFERENCIAÇÃO PROFISSIONAL

Se você chegou até aqui, certamente, entendeu que se diferenciar, é ir na contramão do fracasso.


O dinamismo do mercado jurídico exige cada vez mais visão estratégica e adaptabilidade daqueles que, assim como eu e você, desejam construir uma carreira sólida. Mais do que um instinto de sobrevivência, saber destacar os seus serviços, se adaptar às necessidades do seu cliente, acompanhar as tendências e inovações, influenciam no seu progresso profissional.


Você define seus diferenciais a partir do momento em que analisa esses 4 pilares:

  • Quem você é

  • O que você faz de melhor

  • Para quem você faz

  • Por que você faz


Ter uma visão panorâmica sobre sua advocacia, o profissional que você é e quem são seus clientes, é fundamental para encontrar e superar os padrões do mercado, e se diferenciar. A partir do momento em que você consegue demonstrar aos seus clientes - e potenciais clientes - porque você é o advogado ideal para solucionar o problema que ele está enfrentando.


Esteja certo de que, ao adotar esses diferenciais de competitividade, é muito provável que você tenha grande reconhecimento no mercado, tornando o exercício da profissão mais motivador e prazeroso.


Esse conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para colocá-lo em prática! Para te ajudar nessa missão, assista à aula completa sobre como se destacar na advocacia e descubra como eu aplico essas dicas na minha realidade.


Aula #5

Ao vivo - Toda quinta-feira 17h no meu canal do youtube:




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page