top of page

Como um blog pode influenciar na Conquista de Clientes na advocacia

A faculdade, os estágios e as pesquisas mostram muito sobre a atuação jurídica. Mas a verdade é que apenas quando já estamos no mercado, após anos investidos em estudos, nos deparamos com a realidade e nos damos conta que, além de tudo, precisamos saber vender nossos serviços e conquistar clientes para construirmos uma carreira de sucesso, pois esses ensinamentos não nos foram oferecidos durante o processo acadêmico.

Neste artigo, vou mostrar um pouco para vocês sobre como ter um blog pode auxiliar na prospecção de clientes na advocacia.


Vale lembrar, também, que de acordo com o Código de Ética da OAB, não se pode utilizar a expressão “captar” clientes, pois este termo é vedado, sendo necessário, então, utilizar palavras como “prospectar” e “conquistar”.


SUMÁRIO


FORTE PRESENÇA ON-LINE

Quando se tem um blog, a sua presença on-line é maior, pois seu público sabe que poderá contar com você para além da superficialidade das redes sociais. Aqui os posts são mais completos e detalhados, fazendo com que o espectador permaneça em sua rede para obter todas as informações.


Normalmente, nas redes sociais, como os posts são mais curtos e dinâmicos, se o cliente não encontra uma informação sobre determinado conteúdo, ele logo procura a resposta no perfil de outra pessoa.

CONSOLIDAÇÃO DE IDENTIDADE PESSOAL

Como os blogs são 100% personalizados, é muito mais fácil transmitir e consolidar sua identidade visual. As cores e formas têm o poder de provocar sensações no leitor, permitindo que ele construa uma percepção sobre você e sua empresa.


Portanto, é importante dar uma atenção especial à estética do blog, para que a semiótica (interação entre os símbolos e as percepções geradas através deles) seja positiva.

ALINHAMENTO DE PÚBLICO E ESTRATÉGIAS

O blog é um dos melhores meios de segmentação e linearidade. Podem reparar como os posts daqui se comunicam entre si com facilidade. Portanto, o blog transmite mensagens muito mais específicas e assertivas, o que é uma ótima estratégia de fidelização de leitores.


Além disso, por ter ferramentas como sumário e busca por data, permite uma navegação bastante didática e eficiente, servindo também como uma boa ferramenta de armazenamento de conteúdos.

GERAÇÃO DE RELACIONAMENTOS

Quando o conteúdo é bom, as pessoas não apenas o consomem, mas interagem com ele. Assim, ao criar esse laço com o seu público, é possível formar tanto um bom networking quanto uma rede de clientes.


Portanto, o blog pode ser um grande aliado no que se diz respeito à geração de relacionamentos, afinal de contas, é o meio em que tanto o conteúdo quanto o público se encontra mais filtrado, o que evita um entrosamento genérico.

Agora que você já conhece as vantagens de ter um blog, veja essas dicas que separei sobre como facilitar a produção textual:

POR ONDE COMEÇAR?

Nem todas as pessoas têm desenvoltura para a escrita, mas, se você se sente assim: não desista. A escrita é um exercício. Antes de criarmos o hábito de escrever, muitos podem ser os motivos que nos travam e não permitem uma fluidez na produção textual, ficamos com medo de errar, preocupados com a opinião dos outros... outras vezes, a gente já até tentou, mas não obtivemos resultado.


Ei! Isso não é justificativa para não tentar de novo. Podemos treinar outros modelos de escrita até que o resultado venha.

IDENTIFIQUE SUA FUNÇÃO

Escrever em um blog é gerar conteúdos que ajudem as pessoas. Essa é a sua função: mostrar para o seu leitor o caminho que ele terá de percorrer em determinada situação.


É necessário, então, que a escrita seja simples, de fácil compreensão e que você se mostre disposto a conectar as pessoas aos direitos que elas têm.

CONHEÇA A TÉCNICA SEO

A técnica SEO é o conjunto de estratégias de marketing digital que objetivam aumentar o tráfego e desempenho de um site por meio de resultados orgânicos. Nas ferramentas de buscas, como o Google, os resultados mais relevantes são mostrados primeiro, por isso é importante criar um conteúdo de qualidade e que atraia mais público. Até porque, quanto mais pessoas acessarem seu blog, maior a chance de ser encontrado pelo cliente ideal.


Um bom mecanismo é o uso de palavras-chave.

DEFINA SEU PÚBLICO E ADAPTE A LINGUAGEM

É muito mais fácil escrever quando a gente estabelece um remetente, portanto, tenha em mente que muitas pessoas de áreas diferentes acessarão seu blog, mas você, enquanto autor, deve estabelecer as características de quem você espera que leia seu texto e, assim, produzir o texto de acordo com o seu interlocutor.


Vale lembrar que o vocabulário precisa ser adequado, nada de usar “juridiquês”, ein? O ideal é utilizar uma linguagem acessível, de fácil compreensão.

TENHA CONSISTÊNCIA

É provável que você não veja resultados em prospectar clientes ou criar relacionamentos no primeiro texto, por isso a constância é necessária. Não se pode desistir na primeira tentativa. Estabeleça uma frequência e cumpra com ela, quanto maior o seu acervo de posts, mais o seu blog parecerá confiável, além de transparecer comprometimento. Esse momento de produzir conteúdo demanda tempo, dedique-se para que logo esse tempo investido lhe traga resultados na advocacia.

Lembre-se: ninguém começa escrevendo de maneira excelente. Eu mesma quando vejo meu primeiro post, consigo enxergar que ele não é "tão incrível" quanto eu imaginava. Mas, a consistência com certeza me fez melhorar!


Gostou de saber um pouco mais sobre como um blog pode influenciar a conquista de clientes na advocacia? Me conte um pouco: você produz esse tipo de conteúdo? Quais dessas dicas você tem mais dificuldade de colocar em prática?


Aula #6

Ao vivo - Toda quinta-feira 17h no meu canal do youtube:






Commenti


bottom of page