top of page

Carreira Jurídica e Gestão de Escritório

Durante o processo de graduação em Direito, muitos alunos ficam em dúvida se prestarão concurso, seguirão carreira acadêmica ou iniciar na advocacia.


Para os que decidem pela última alternativa, há um grande desafio: adentrar ao mercado de trabalho.


Com certeza os estágios feitos no período da faculdade nos dão certa bagagem e experiência, mas é a partir do momento em que já se está com a carteirinha da OAB e o diploma em mãos que a gente entende como se posicionar no mercado é importante.


Por esse motivo, nem sempre o melhor caminho já é começar a carreira no próprio escritório, principalmente caso a área com a qual você deseja trabalhar ainda não estiver clara ou se você ainda não a conhece bem.


Trabalhar como associado inicialmente pode ser um bom caminho para entender como o trabalho em uma advocacia é gerido, além de poder ter contato com pessoas mais experientes no ramo.


SUMÁRIO


Como estruturar o início da sua advocacia


Saiba como se comunicar com o cliente: verifique bem o perfil de seus clientes, suas demandas. Entenda se o seu perfil de comunicação realmente é voltado para atender tal nicho.


Determine objetivos: traçar metas te impulsionará a prestar um serviço cada vez mais excelente para atingi-las. Essa postura fara de você um profissional mais dedicado, motivado e proativo. A vontade de aprender é essencial para crescer na carreira de advogado.


Esteja disposto a aprender: quanto mais você se envolver com as atividades da advocacia, mais você descobrirá sobre o que gosta de fazer. Assim será mais fácil decidir em qual nicho você gostaria de solidificar sua carreira, além de permitir que você conheça todas as etapas dos trabalhos.


Fatores essenciais na Gestão da Advocacia


Se você é o principal responsável por um escritório com associados, é primordial que as funções de cada colaborador estejam definidas e preestabelecidas.


Isso ajudará a criar de forma mais clara e justa os planos de pagamentos da empresa, além de valorizar a prestação de serviço de sua equipe.


Além disso, caso o escritório tenha mais de um sócio, o ideal para a gestão é que apenas um seja maior encarregado, pois assim se cria um crescimento mais alinhado.


É comum que uma pessoa se destaque mais nesse aspecto, mas vale lembrar que algumas decisões mais complexas devem ser tomadas com o consentimento e conhecimento dos demais integrantes da sociedade.


Conquista de Clientes na Advocacia


Um dos maiores obstáculos encontrados na carreira advocatícia é a prospecção de clientes, principalmente no início da atividade como advogado.


Afinal, muitos chegam até você, mas nem sempre saem do seu escritório com o contrato fechado. Situações assim exigem que habilidades e estratégias sejam desenvolvidas para mudar esse cenário.


Um bom caminho é criar um relacionamento com o seu cliente, até porque, as pessoas procuram advogados para resolverem um problema, então elas esperam ser ouvidas e compreendidas.


Ou seja, o seu possível cliente precisa sentir que vocês possuem uma conexão, assim ele vai confiar em seu trabalho, pois você mostrou interesse naquilo que ele tinha a dizer.


É importante citar que também é dever do advogado mostrar para o cliente que entendeu a demanda dele e como pretende resolvê-la, e isso não deve ser feito de forma engessada no jurídico, pois há grandes chances de o seu cliente nem mesmo te entender se você agir assim. Portanto, é primordial entender o nível de consciência que o seu cliente tem no momento que chega na sua advocacia.


De toda forma, inicialmente, tenha em mente que você precisa apenas dar respaldo a quem deseja te contratar, pois as reuniões é o momento de ele falar, não o seu. O cliente é a peça mais importante e precisa sentir que tem espaço ali.


Posturas como as citadas aqui podem te ajudar a alavancar a sua carreira na advocacia, afinal de contas, gerir uma vai além das tarefas do escritório, também se encontra na forma como você dirige os colaboradores e clientes.


Aulas Gratuitas para otimizar sua carreira na advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:




176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page