Quando falo que trabalho com arbitragem, muita gente pergunta:
- De futebol?
-Não...
Arbitragem é um método de solução de conflitos fora do judiciário. Neste procedimento, um árbitro ou um tribunal de árbitros escolhidos pelas partes ou da maneira por elas determinada irá decidir o caso e prolatar uma sentença.
A arbitragem segue todos os princípios processuais, como o devido processo legal e o contraditório. Assim, as partes terão a oportunidade de apresentar seu caso através de alegações iniciais, réplica, instrução processual de qualidade e alegações finais. Os árbitros conduzem o processo e ao final, prolatam uma sentença com relatório e fundamento. A sentença arbitral é título executivo judicial, assim como a sentença judicial e pode ser executada, se necessário.
No Brasil, a arbitragem é regulamentada pela Lei 9.307/96 e diversas outras normas preveem a utilização da arbitragem para a solução de conflitos. O Código de Processo Civil ratifica a prerrogativa das partes de escolher dirimir seu litígio na arbitragem, excluindo a jurisdição estatal. Veja:
Art. 42. As causas cíveis serão processadas e decididas pelo juiz nos limites de sua competência, ressalvado às partes o direito de instituir juízo arbitral, na forma da lei.
Desta forma, quando as partes firmam uma convenção arbitral, o judiciário não poderá decidir o mérito do caso. Pelo contrário, o juiz extinguirá o processo sem julgamento de mérito. É o que determina o art. 485 do CPC:
Art. 485. O juiz não resolverá o mérito quando:
VII - acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem ou quando o juízo arbitral reconhecer sua competência;
Estes artigos do Código de Processo Civil demonstram que o ordenamento jurídico nacional reconhece a jurisdição equivalente dos árbitros e a importância da arbitragem para o acesso à justiça.
Se quiser se aprofundar no tema e aprender a usar a arbitragem em seus casos, venha fazer o Curso de Arbitragem comigo.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!
Dra. Deborah Alcici Salomão | salomaodeborah@gmail.com
Advogada | Doutora summa cum laude pela Justus-Liebig-Universität Giessen e Mestre summa cum laude pela Philipps-Universität Marburg | Host dos Podcasts Última Instância e As Advogadas
Minhas redes sociais:
Leia também os outros posts sobre arbitragem:
コメント