top of page

Gestão de Pessoas e Liderança na advocacia

No exercício da advocacia estamos sempre nos relacionando, interagindo com outras pessoas e estar em constante contato com outros indivíduos pode ser desafiador algumas vezes.


Um advogado completo é aquele que, para além do conhecimento técnico, possui a habilidade de gerir e empreender, o que está diretamente ligado à necessidade de lidar com demais colaboradores e até mesmo compreender de forma pessoal os clientes.


Há profissionais que simplesmente não querer fazem isso. Preferem exclusivamente advogar e não há nada de errado nisso, mas é muito difícil conseguir alavancar o próprio escritório assim, sendo mais viável, talvez, associar-se a uma advocacia já existente.


Muitos advogados defendem que trabalhar 100% sozinho é melhor, porém essa é uma ideia da qual costumo discordar. Em algum momento, seja por um imprevisto ou por falta de manejo em alguma tarefa, precisamos recorrer a alguém. E isso é ótimo para aumentar nosso networking.


SUMÁRIO



GERIR x LIDERAR


Esses conceitos podem até se misturar, mas são diferentes. A gestão é feita para atividades e lugares. Gerimos processos, demandas e execuções, sou seja, é o cuidado e a monitoria dos procedimentos que acontecem no escritório.


Agora quando falamos sobre liderar, estamos falando sobre pessoas. É a postura você tem frente à sua equipe e que faz com que ela caminhe para o sucesso. Ou seja, para liderar, são necessários alguns saberes.


01 - ENTENDA SEU NEGÓCIO


Tenha em mente seu atual momento e o seu maior objetivo, assim, será possível criar etapas que farão sua advocacia crescer e, melhor ainda, impedir que você e sua equipe fiquem estagnados.


Afinal, ninguém quer fazer parte de um negócio que se estagna. Portanto, se você não sabe com clareza onde está, para onde quer ir e quais caminhos seguir para chegar lá, dificilmente conseguirá liderar o escritório e as pessoas que o compõe.


Porém, se você está esclarecido e sua equipe ciente disso, é mais fácil encontrar pessoas dispostas a seguir aquele caminho do seu lado e de acreditarem no que está sendo feito.


02 - "CONTRATE CARÁTER, TREINE HABILIDADES" - Peter Schutz


Nem toda atividade requer que aquele indivíduo que irá executá-la seja um expert. É muito comum que, ao contratar alguém, mesmo para tarefas simples, a gente se apeque muito às suas habilidades técnicas e negligenciamos aspectos pessoais sobre ela.


No entanto, precisamos levar em conta que esta pessoa fará parte do nosso convívio, estará inserida naquilo em que mais dedicamos nossa energia: nosso escritório.


Por isso, contratar uma pessoa honesta e agradável é essencial, pois do contrário, uma relação ruim pode até prejudicar o desenvolvimento do escritório em si, pois uma equipe que não se dá muito bem não consegue alavancar os negócios.


Assim, às vezes compensa optar por alguém aprazível e ensinar-lhe as técnicas jurídicas, isso pode ser muito saudável.


03 - ESTABELEÇA UMA COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE


Independente de qualquer tipo de equipe que você tenha, é essencial fazer uma reunião de estratégia, para analisar e pensar nas possibilidades, decidir e montar o passo a passo da demanda.


Isso criará melhor alinhamento e direcionamento de quem será responsável por tarefas e processos específicos dentro do escritório, mas é importante que todos os envolvidos estejam cientes.


Infelizmente é comum encontrar advocacias que falham no processo de construção de equipe e líderes que não delegam de forma correta e transparente as funções de sua equipe. Isso faz com que a produtividade de todos os envolvidos diminuam, o que não condiz com um escritório de excelência.


A comunicação transparente impede que haja mal entendidos, como esperar que sua equipe entenda o que você espera que seja feito. Essa prática não permite superficialidade ou a falta de compartilhamento de informações. Um bom líder entende a necessidade de tudo ser dito de forma clara e detalhada para que as tarefas sejam cumpridas como o esperado.


Se a sua equipe não souber quais as estratégias e os padrões utilizados, assim como o motivo de algumas alterações, o crescimento será lento.


04 - FEEDBACKS


Existe a ideia de evitar pedidos de feedbacks, pois eles reforçam erros que foram cometidos e não podem mais ser mudados, portanto, é mais viável pedir conselhos para que, futuramente, esses erros não apareçam.


Porém, quando o seu chefe quiser oferecê-lo, acolha. Todas as informações sobre seu trabalho que te for ofertada, ouça. Isso poderá fazer com que você saiba observar seu trabalho também pela visão do outro.


Além disso, é nos feedbacks que podemos ter acesso às métricas, que são importantíssimas para sabermos como nosso escritório tem se desenvolvido. Assim fica mais fácil entender o que funciona para a equipe e o que está acontecendo.


05 - MOTIVE E INCENTIVE A AUTONOMIA


Crie um ambiente de confiança. Mostre que sua equipe pode, sim, agir sem que você intervenha.


Instigar esse senso de autonomia é bom tanto para o líder quanto para o restante da equipe, pois, assim, caso seja necessário se ausentar por algum motivo, os colaboradores saberão dirigir o escritório.


Além disso, incentivar o aprimoramento pessoal demonstra uma grande valorização para a classe dos advogados em geral, fazendo com que a profissão seja cada vez mais reconhecida.


É necessário estar preparado para ver ciclos se encerrando e passar pela perda de colaboradores, mas isso não é necessariamente ruim. Muito pelo contrário, ver quem gostamos bem-sucedido deve nos deixar felizes, até porque, provavelmente você fez parte desse crescimento.


Esses tópicos podem te ajudar a ser um bom líder em sua advocacia, ou, ao menos, reconhecer se o seu líder está cumprindo esse papel de maneira positiva. Qual dessas técnicas você pretende adotar?


Aulas Gratuitas para otimizar sua advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:




333 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page