top of page

É hora de abrir meu escritório físico?

Há alguns anos, ter um escritório físico era primordial para exercer a advocacia, no entanto, com o desenvolvimento tecnológico, hoje é possível exercer algumas carreiras de modo digital, como a de advogado.


SUMÁRIO



Mesmo com essa possibilidade, é natural que a maioria dos profissionais ainda queiram investir em um estabelecimento. Porém, é importante saber que, para abrir o próprio escritório físico, não há uma “receitinha de bolo” a ser seguida. A experiência alheia nem sempre funcionará para nós, então seguir os mesmos passos não significa, necessariamente, atingir o mesmo resultado.


Assim, é necessário levar em consideração as diversas variáveis desse assunto e não se deixar levar pelos delírios causados pela sensação de ter o nome estampado na parede de um escritório.


Na verdade, é a partir desse momento em que se começa um grande investimento de dinheiro, tempo e energia. Pois requer mais do que conhecimento técnico, requer marketing, noção de empreendimento, gestão de pessoas, organização financeira e outras habilidades.


Para saber, então, se é a hora de abrir o seu próprio escritório físico, atente-se a alguns pontos:


01 - ESTRUTURA FÍSICA


A estrutura física deve ser voltada para o perfil de cliente que será atendido. Quem ele é? Onde ele está? Quais seus costumes? Qual a sua situação financeira?


Todos esses fatores devem ser levados em consideração para que se crie um ambiente compatível com quem irá frequentá-lo. Até mesmo o horário de funcionamento depende do seu padrão de cliente, pois, às vezes, para ele, o ideal não é o horário comercial comum.


02 - SÓCIOS E EQUIPE


Quem são as pessoas envolvidas no seu negócio? Elas precisam trabalhar pessoalmente ou suas funções podem ser exercidas de modo digital?


Além disso, é importante levar em consideração que, muitas pessoas ainda não dão credibilidade para escritórios digitais e optam por aqueles que possuem uma estrutura física, como se apenas eles oferecessem qualidade e seriedade, o que sabemos que não é verdade.


03 - RESERVA FINANCEIRA


Tudo aquilo que apresenta um custo para ser mantido ou consolidado deve contar com uma reserva financeira.


Abrir um escritório não é uma decisão que deve ser tomada quando ninguém quer te contratar, pois esse negócio tem gastos com manutenção. Ter essa responsabilidade é essencial, pois o mercado não nos dá oportunidade, precisamos ir atrás delas.


Ou seja, para que você esteja preparado para manter o seu negócio, é essencial que se tenha, no mínimo, o valor de 6 meses das despesas ordinárias em uma reserva.


04 - PLANO DE CARREIRA


Pensar em seu crescimento é muito importante para não ficar estagnado. Por isso, permita-se sonhar, mas lembre-se de fazer isso de modo que os objetivos sejam alcançáveis e, claro, não se esqueça que eles somente se concretizam se você buscá-los.


Estabeleça metas e prazos, pois assim é mais fácil se organizar para estar onde almeja sem que os planos sejam adiados. Se ter um escritório físico fizer parte dessa jornada, ainda que o objetivo final seja ter uma advocacia digital, avalie como construí-lo e o que será feito com ele depois e como essa transição será feita.


Reconhecer se é ou não o momento ideal para abrir um escritório físico, portanto, é uma tarefa que exige reflexão e análise.


Claro, também, que é injustificável abrir um escritório físico sem nem mesmo definir a área de atuação, por exemplo. Ter um planejamento que vise buscar conhecimento técnico e ter prática pode ser um impulsionador, pois assim é possível iniciar a carreira já tendo alguma noção de mercado.


Por isso, antes de tomar a decisão de ter um escritório físico, atente-se a esses pontos discutidos, pois no ímpeto, essa pode ser uma escolha que não trará tantos benefícios. E você, já tem o seu próprio escritório físico? Como chegou à conclusão de que era hora de abri-lo? Divida sua experiência conosco nos comentários.


Aulas Gratuitas para otimizar sua advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:



154 visualizações0 comentário

留言


bottom of page