top of page

Como treinar seu olhar para as oportunidades de atuação na advocacia


QUAL A ÁREA MAIS LUCRATIVA?


Jovens advogados e aqueles mais desesperados tendem a buscar uma resposta-chave para essa pergunta, com a única preocupação de saber qual área “dá mais dinheiro”.


A verdade é que essa área não existe. O que existe é o profissional que busca o sucesso financeiro independente do seu nicho de atuação. Um retorno financeiro acima da média não ocorre se você não oferecer um serviço diferenciado e não criar suas próprias oportunidades.


“OPORTUNIDADE” vs. OPORTUNIDADE


A oportunidade nada mais é do que a percepção de fatos e como eles te possibilitam criar benefícios pessoais e para sua carreira.


Ficar esperando que a sorte te torne um advogado de destaque é uma grande armadilha. Parece clichê, mas é necessário lembrar que “a sorte é você quem faz”.


Por isso é importante estar sempre ativo, e, mesmo que sem estratégia, percorrer caminhos que possam abrir portas cada vez maiores, fazer-se presente e proativo na atuação.


No entanto, é necessário ter cuidados com as oportunidades que são, na verdade, um atraso na carreira. Essas são aquelas acatadas baseado em medo e insegurança, movidas apenas pela incerteza de sucesso naquilo que realmente se quer e que vão te afastar da motivação de alcançar objetivos almejados por muito tempo.


NA MINHA CARREIRA...


Todo início de carreira é, sim, rodeado por questionamentos e dúvidas. São muito raros os casos de advogados que já se formam completamente seguros de si e de sua consolidação no mercado.


Porém, ter um planejamento é essencial para que alguns erros sejam evitados.


Esse planejamento deve ser pautado em objetivos, e nos ajuda a ter certeza do que realmente queremos e do que estamos dispostos a fazer para atingir nossas metas. Começar algo é muito bom, mas melhor ainda é começar sabendo onde se quer chegar.


Isso, muitas vezes, ajuda com que a realização profissional seja alcançada, pois olhamos com mais atenção para as possibilidades e os subnichos, assim é mais fácil perceber onde estão as melhores oportunidades.


O planejamento também faz com que não se “mendigue” oportunidades, pois com ele, sabemos criá-las. Assim, quando nos deparamos com pessoas que podem precisar de nosso serviço, temos mais postura e persuasão ao mostrar que somos necessários e como podemos ajudar.


Isso só é atingido com muito esforço e estudo, claro. Mas apenas essa dedicação pode garantir os resultados esperados. Algumas vezes é necessário abdicar de certos confortos em determinado momento para que, no futuro, alguns frutos já estejam garantidos.


COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES


Algumas observações podem ser feitas, por exemplo:


Autoconhecimento


Isso evitará que você se envolva em oportunidades que são, na verdade, armadilhas. Pois se conhecendo, ficará claro quais demandas realmente fazem parte de sua atuação.


Avaliação das tendências do mercado


Em todas as áreas tem advogados de sucesso e advogados que fracassaram. Portanto, é necessário ter um olhar atento em relação às procuras de modo que se tenha o resultado esperado.


Consideração do fator “tempo”


Persistência é primordial na advocacia. Às vezes um resultado não aparece em poucos meses, e isso não significa que desistir é a melhor alternativa. O ideal pode ser uma mudança de estratégia, por exemplo. Mas também é muito importante que se tenha uma perspectiva do período para atingir certas metas.


Sua disposição em fazer acontecer


Qual volume de ação você está pronto para oferecer à sua própria carreira? As realizações são diretamente proporcionais ao esforço dedicado para que as metas sejam atingidas em determinado tempo.


Agora que você já conhece pontos a serem levados em consideração para perceber as oportunidades de atuação, deixe nos comentários se alguma vez você já aceitou uma oportunidade que não era adequada e como foi sua experiência.


Aulas Gratuitas para otimizar sua carreira na advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:




228 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page