top of page

Como delimitar a direção da sua advocacia?

Você se sente perdido ou não? Algumas vezes você sente que consegue perceber vários caminhos, mas parece não estar seguindo nenhum?


Estar perdido não necessariamente é sobre não enxergar as possibilidades, muitas vezes esse sentimento se dá por conseguir reconhecê-las, mas não saber qual escolher.

O importante é não ficar estagnado, e é comum que isso aconteça quando se tem muitas tarefas a serem cumpridas. Afinal, quem nunca se deparou com o pensamento “Nossa, hoje tenho tanta coisa pra fazer que nem sei por onde começar” e, no fim das contas, não fez nada?

Por isso é crucial que haja um bom planejamento e gestão daquilo que precisa ser realizado.


SUMÁRIO


Ciclo da Estagnação: ele pode travar sua advocacia

O ciclo da estagnação é o culpado por, muitas vezes, te atrapalhar. Ou seja, uma sequência de atitudes, pensamentos e sentimentos que não te deixam sair do lugar. Ele se dá da seguinte forma:


Frustração > Ansiedade > Falta de clareza > Procrastinação


Entenda cada uma destas 4 etapas:

Frustração


Esse sentimento é real. A pessoa está, de fato, frustrada.


Nesse estado, algumas afirmações são feitas de forma recorrente, como “advocacia não dá dinheiro”, “não sou um bom advogado”, “não sei o que fazer”, dentre muitos outros questionamentos.


Essas crenças não são verdades e apenas reverberam para te manter estagnado. Se elas persistirem, olhe com mais clareza para a realidade:


  • A advocacia dá, sim, dinheiro;

  • Nem sempre o melhor advogado será contratado, ideal é estar apto. Então, estude;

  • Observe as possibilidades para uma melhor tomada de ações.


A frustração é um sentimento que nos faz procurar desculpas, mas não podemos ceder a elas.

Ansiedade


Esse é o ponto que mais te impede de tomar um posicionamento delimitado, pois a ansiedade prioriza a quantidade, não a qualidade. O advogado ansioso tende a investir errado e atuar em diversas áreas pois acha que assim terá mais demanda de trabalhos.


Portanto, a ansiedade atrapalha a tomada de decisões ponderadas, pois nos faz acreditar que fazer um pouquinho de tudo é o caminho do sucesso, nos impedindo de perceber que a qualidade daquilo que se oferece é primordial.

Falta de clareza


Aqui, os sintomas são muito práticos. É a falta de clareza que atrapalha a organização, um dos principais pilares para um trabalho estável. Tudo é negligenciado: desde a lista de afazeres até o atendimento ao cliente.


Além disso, é comum pensar que qualquer caminho serve e assim, quando nos damos conta, estamos acumulados de trabalho e tarefas.


A falta de clareza está muito ligada ao medo de se posicionar, ao hábito de ignorar a necessidade de escolher um caminho e seguir por ele.

Procrastinação


Diferente do que muitos pensam, a procrastinação é uma atitude. Afinal, não fazer nada é uma decisão. Nesse aspecto, as prioridades não são claras, por isso é comum que o procrastinador deixe tudo para depois.


Isso dificulta bastante o alcance de realizações e até mesmo impede a satisfação pessoal na advocacia, pois as entregas ocorrem de maneira urgente e o processo não é observado.

Como quebrar o Ciclo da Estagnação?


Agora ficou fácil perceber que o ciclo da estagnação tem muitas etapas e, reconhecendo cada uma delas, fica mais simples compreender em quais pontos você precisa focar para desestagnar.

O autoconhecimento é um fator importantíssimo desse processo, por isso, não tenha medo de parar para pensar e analisar aquilo que precisa ser ajustado.


Quem é você e o que você faz de melhor precisa estar muito claro para que decisões sejam tomadas em prol da sua advocacia.


Aulas Gratuitas para otimizar sua carreira na advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:



221 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page