top of page

Como criar metas para 2022?

Estabelecer metas é algo muito comum aos finais de ano, pois queremos sempre alcançar determinadas conquistas, então, costumamos estabelecer um prazo e um caminho para isso, visando o ano que está por vir.


No entanto, organizar esse processo é primordial para que tudo seja feito de forma clara e objetiva, mas também é necessário criar metas viáveis. Além disso, uma boa dica é construir as metas em degraus, de modo gradativo, afinal, nem tudo é realizado com apenas um passo.


Por isso, estratégias para atingi-las são necessárias, e é importante perceber seu crescimento e conquistas durante este ano para poder traçar com mais clareza as metas do ano seguinte.


Existe um método muito eficiente para a elaboração de metas, conheça mais sobre ele a seguir.


SUMÁRIO



Método SMART


Este é um método muito bom para a criação de metas, pois serve tanto para as menores quanto para as maiores. Cada letra da palavra SMART representa um aspecto para determinar um objetivo.


Como a palavra é originada do inglês, a letra S não possui uma tradução direta no português, mas ainda é possível entender facilmente seu conceito.


S - Específica


Todas as metas precisam ser específicas, assim será mais fácil se comprometer a atingi-las. Então, evite palavras genéricas como “aumentar”, “crescer” e defina exatamente o quanto você quer aumentar/crescer. Portanto, deixe bem delimitado o que você deseja alcançar com essa meta e como ela será conquistada.


M - Mensurável


Aqui é o ponto em que se trata sobre o faturamento do seu negócio. Tenha anotado qual é o resultado esperado e quanto tempo será necessário para a equipe alcançá-lo. É essencial conhecer bem a sua advocacia e as métricas dela, afinal, nem todos os meses são iguais.


Por isso, acompanhe de perto essa trajetória para ter um maior controle e possibilidade de atingir o objetivo final. Lembre-se que isso também está diretamente ligado à precificação correta dos seus serviços.


A - Atingível


Essa é uma parte para ficar extremamente atento no momento de criar metas, afinal, sonhar é importante, mas mais importante ainda é entender o que está dentro da sua possibilidade de realização. Portanto, não crie sua própria desmotivação e frustração.


As metas podem, sim, e devem ser ousadas, desde que sejam possíveis. Uma boa estratégia para criá-las de forma palpável é observar se você ou alguém que conhece já fez algo parecido.


R - Relevante


Uma meta relevante é aquela que traz junto de si alguns desconfortos, e isso não é ruim. Tenha em mente que para realizá-la você terá de tomar decisões difíceis.


A pergunta é: a troco de quê? Converse consigo mesmo e perceba se é isso que você realmente quer e se está disposto a abdicar de algumas coisas em prol do seu objetivo maior.


T - Temporal


Esse é um quesito para ser levado a sério quando se cria metas. Se você não delimitar um tempo para que ela se concretize, será “quando der, deu”, e isso mostra que não houve empenho o suficiente para alcançá-la ou que talvez essa meta não foi criada de forma realista, ou, pior ainda, essa história de que “quando der, deu” muitas vezes significa que nunca vai dar.


Ou seja, observe se sua meta é diária, semanal, mensal ou anual e dê o que for necessário de si para cumpri-la nesse prazo.


Depois de definir suas metas usando o Método Smart, você precisa, com periodicidade, acompanhar o desenvolvimento. Uma boa maneira de fazer isso é registrar por escrito (seja em um caderno ou bloco de notas) em qual ponto você está.


O que já foi atingido, o que falta para cumprir, suas percepções sobre essa trajetória.


Você já conhecia o Método Smart? Me conta nos comentários o que achou dele e se o utilizará para traçar suas metas de 2022.


Aulas Gratuitas para otimizar sua carreira na advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:


264 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page