top of page

5 erros que podem colocar sua advocacia em risco

Durante a atuação advocatícia, é normal que falhas sejam cometidas. Afinal, é quase impossível aprender somente com a observação dos erros alheios.


Uma vez ou outra, algum deslize será feito, mas é importante ter em vista algumas posturas que normalmente não funcionam e evitá-las.



Confira abaixo cinco erros que podem colocar sua advocacia em risco.


1. PULAR ETAPAS


Algumas etapas são indispensáveis para chegar no lugar almejado, e ainda que certas partes do caminho pareçam irrelevantes, todas elas são, na verdade, cruciais.


Para se tornar advogado, foi necessário passar por todos os graus de ensino até a graduação e, então, prestar o Exame de Ordem. A partir desse ponto, outras etapas devem ser cumpridas uma a uma.


É necessário construir conhecimento técnico, experiência, visão empreendedora. Apenas assim é possível atingir uma advocacia lucrativa, com reconhecimento e que proporcione melhor qualidade de vida.


No entanto, para cumprir as etapas e elas fazerem sentido, cada um deve saber exatamente onde se quer chegar, traçar objetivos específicos, pois hoje há muito sendo ofertado, o que às vezes pode atrapalhar o foco.


2. SEGUIR “RECEITA DE BOLO”


Acreditar que o que deu certo para o outro dará certo para você é uma armadilha. Existem diversas técnicas validadas que podem, sim, aumentar as chances de sucesso.


No entanto, não se pode basear sua própria trajetória na experiência do outro. Essas estratégias devem ser reajustadas para a realidade de cada um, considerando seu próprio histórico.


As experiências passadas sempre afetarão as novas decisões e posturas. É ilusão pensar que “se começa do zero”


3. NÃO SABER OS INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS


Todo negócio requer investimento, e isso não é diferente na advocacia. Para atender os seus clientes de forma séria e eficaz, algumas ferramentas são necessárias.


Nem sempre oferecer o básico é o suficiente. Um escritório físico, por exemplo, deve ter um determinado conforto, um visual elaborado. Um escritório online, por sua vez, precisa de versões completas de algumas plataformas e aplicativos.


O visual pode ser, sim, impactante. Então às vezes, além de investir em cursos, conhecimento técnico e tudo aquilo que é primordial, fazer investimento na estética do seu negócio é algo que lhe dará destaque.


4. MARKETING


O marketing é, de fato, essencial. Toda vez que essa palavra é citada, vem uma gama de percepções, conceitos (e preconceitos) que temos acerca da forma que um advogado vende seu serviço.


O crescente uso das redes sociais como principal meio de divulgação dos escritórios de advocacia gerou, também, uma saturação de advogados ensinando captação de clientes, em vez de compartilhar conteúdos relacionados ao Direito propriamente dito.


Isso pode causar reflexos como a falta de experiência e até mesmo de conhecimento técnico no momento de atender os clientes conquistados.


Aumentar a quantidade de contratos é um passo positivo na carreira de um advogado. Porém, o serviço prestado a essas pessoas também deve ter dedicação equivalente.


Lembre-se sempre: o marketing nunca te tornará um bom profissional. Ele apenas evidenciará o quão bom você é e te dará um resultado proporcional. Se você conseguir muitos clientes por meio de uma ação de marketing, mas não prestar um serviço, eles não retornarão ao seu escritório nem o indicará a outras pessoas.


5. ESPERAR


O dono do seu negócio é você, portanto, não dá para cruzar os braços e ficar esperando que algo aconteça. O primeiro passo deve partir de você, assim como os demais.


Isso requer muito esforço e determinação. Há uma opinião popular de que advogados bons são aqueles mais velhos, e isso muitas vezes faz com que aqueles que ainda estão iniciando suas carreiras fiquem inertes, às vezes se apegando a ideia de que o passar do tempo os tornarão melhores profissionais.


Porém, não vale a pena deixar que esse tempo passe e não aproveitar para reter toda a experiência que pode ser adquirida no decorrer dele. Dessa forma, o ideal é não ter medo de agir, não ficar esperando e ir em busca dos resultados almejados.


Agora que você já sabe quais erros podem colocar a sua advocacia em risco, me conta nos comentários qual desses você comete com mais frequência.


Aulas Gratuitas para otimizar sua carreira na advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:




234 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page