top of page

Carreira, gestão e resultados na advocacia

Adentrar ao mercado advocatício é um desafio. Não bastasse os cinco anos de graduação e todos os esforços para conquistar a certificação do exame de ordem, o início da carreira também é cercado por incertezas e obstáculos. Afinal, para advogar, é necessário conquistar a confiança dos clientes e fazer isso sem experiência ou indicação pode ser uma tarefa árdua.


Infelizmente, algumas pessoas, mesmo após os esforços e títulos conquistados academicamente, não conseguem iniciar na profissão logo que se formam e precisam, por certa urgência, alocarem-se em outro emprego, o que pode gerar o sentimento de frustração. Para aqueles que optam por não iniciarem abrindo o próprio escritório, é importante saber chamar a atenção daqueles escritórios nos quais se busca uma vaga.


É importante que o dono do escritório não sinta simplesmente que está te dando uma oportunidade, mas que você mostre o quanto pode ser útil na empresa e o que você tem a oferecê-los. Mesmo no início da carreira, já é possível deixar evidente o profissionalismo e não ter posturas amadoras com a justificativa de que está começando agora.


Até porque, ter essa postura inábil tira até mesmo o próprio entusiasmo em praticar tal atividade. É necessária muita coragem e força de vontade para ter certa imponência desde o início, mas é possível desenvolvê-la. Por mais raso que possa parecer, é essencial acreditar em si mesmo e no serviço que você presta, pois se você não o faz, ninguém fará.


Para manter esse ânimo, criar um planejamento de carreira pode ser uma boa estratégia, pois assim, mesmo que às vezes seja necessário trabalhar com algo que não seja de sua preferência, fica mais fácil perceber que isso está te aproximando dos frutos que você deseja colher. Essa perspectiva de sua advocacia pode contar metas e prazos, assim fica mais fácil estabelecer mecanismos para alcançá-los, mas lembre-se de que ainda que sejam ousados, esses propósitos precisam ser possíveis.


Claro que motivar é muito mais simples do que realmente fazer, mas a ideia não é agir como se erro nenhum pudesse ser cometido, principalmente no início da carreira. No entanto, para alavancar o crescimento, é crucial aprender com os equívocos para que eles não se repitam e um mesmo fator atrapalhe seu desenvolvimento.


Criar de forma específica quais passos serão dados para atingir os resultados almejados irá potencializar o reconhecimento de cada conquista, ainda que pequena, que te aproxima da realização dos seus maiores sonhos. Lembre-se de que mesmo as menores vitórias devem ser reconhecidas e comemoradas.


Vale lembrar autoconhecimento é fundamental para viver, para existir. Portanto, na vida profissional não poderia ser diferente. É necessário se conhecer enquanto advogado (ou qualquer que seja sua profissão).


Apenas se conhecendo bem é possível identificar nossos pontos positivos e negativos, de modo que se consiga, dentro da própria realidade, criar estratégias para performar melhor.


E sua trajetória na advocacia, como tem sido? Divida um pouco da sua experiência conosco nos comentários.


Aulas Gratuitas para otimizar sua advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:



264 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page