top of page

5 lições de 2021 para a advocacia

No decorrer dos últimos 12 meses com certeza aconteceram situações que serviram para nos fortalecer, pois nem sempre o resultado saiu como o esperado. Isso acontece em todas as áreas da vida, inclusive na profissional, então, estar atento à forma que sua advocacia fluiu neste ano é importante para torná-la melhor em 2022, evitando cometer alguns deslizes que podem ter acontecido.


Portanto, precisamos observar alguns pontos que podem nos abalar financeira ou até mesmo emocionalmente.


SUMÁRIO:

01 - Gestão de tempo, processos e casos


A gestão está estritamente ligada à organização, ou seja, tudo o que é bem gerido é bem organizado. Para isso, é necessário ter protocolos e padrões; uma forma de realizar as todas as atividades deve ser estabelecida e cumprida, seguindo um roteiro para que nada fique faltando.


Ter um modo fixo de prosseguir tornará seu atendimento mais seguro e confiante, o que irá gerar um bom relacionamento com seus clientes e te dará um total controle do seu tempo, o que é essencial. Lembre-se de seguir à risca o que se propõe a fazer no prazo determinado: distrações em excesso prejudicam seus resultados não só na vida profissional, mas na vida pessoal também.


Muitas vezes, ao não gerir corretamente o tempo, para cumprir compromissos da advocacia que estão no limite do prazo, a vida pessoal acabará negligenciada, o que não é nada saudável. Portanto, não basta ser uma pessoa comprometida ou responsável: uma boa gestão deve ser feita.


02 - Marketing não é tudo


2021 foi um ano em que o marketing digital ganhou muito destaque, as redes sociais se tornaram uma das formas mais potentes de divulgar produtos e serviços. Com isso, surgiram diversas estratégias para aumentar sua visibilidade na internet, o que é, de fato, importante.


Mas apesar do marketing ser necessário para atrair clientes, não é ele quem vai salvar sua carreira. O mais importante é o que vem depois dele: o marketing leva o cliente até você, mas o que acontece quando ele entra em contato com você?


Antes de tudo, você é um advogado, então tome cuidado para não secundarizar sua função em prol do marketing.


03 - Volume de clientes e qualidade na entrega do trabalho


Algo que deve ser lembrado sobre esse aspecto é que nem sempre um volume maior de clientes garante um faturamento maior. Às vezes, vale mais a pena atender menos clientes, com contratos de honorários mais valorizados, do que trabalhar em diversos contratos menos complexos, mas de baixo valor.


Portanto, é importante analisar o que, de fato, pode ser mais lucrativo para você em sua área de atuação, mas não somente isso. Também é necessário perceber se seus clientes ficam satisfeitos e impactados, te indicam e te procuram quando precisarem novamente; esses fatores dizem muito sobre o sucesso de uma advocacia.


04 - Conhecimento técnico não basta


Qual o conjunto de habilidades você domina e aplica para o seu negócio e o caso do seu cliente? Cada carreira possui prioridades em diferentes níveis, e na advocacia o conhecimento técnico é, obvio, essencial; mas ele, por si só, não é o bastante, já que nossa atuação depende de outras habilidades também, como o marketing, como discutimos acima.


Além disso, estamos sempre criando documentos, enviando propostas, e tendo acesso a diversos arquivos, o que requer um certo domínio em informática e design.


Vale lembrar que para formularmos o contrato devemos fazer um bom uso da linguagem, afinal, de nada adianta apresentá-lo no “juridiquês”. As pessoas que fazem parte dessa negociação precisam compreender como o caso delas será resolvido e o serviço será prestado, explicar isso com um linguajar técnico não é adequado.


E, claro, a forma como você se relaciona com sua equipe e seus clientes é um grande indicador do seu sucesso na advocacia. De nada adianta dominar o conhecimento sobre todas as leis, saber todas as doutrinas se você não consegue criar um bom relacionamento com aqueles que te procuram.


Cada caso é um caso, então é importante que seu cliente seja acolhido como pessoa, que você busque entender exatamente o que ele procura. Essas habilidades de comunicação também são essenciais no trabalho em equipe, todos os colaboradores devem estar alinhados para que um bom serviço seja prestado.


05 - Pare de advogar por intuição


Saiba o que está fazendo! Não estabelecer uma forma fixa e funcional de trabalhar, fazer as coisas como você acha que dá naquele momento é amadorismo e isso precisa parar. Se este erro ocorreu com você em 2021, não o leve para 2022.


Olhe para a sua carreira como uma advocacia de sucesso independente do tamanho que ela está. Não importa se hoje você advoga da sala de sua casa, mesmo nesse cenário é possível ter uma atuação profissional e utilizar ferramentas acessíveis que tornarão o seu trabalho consistente.


Advogar de “qualquer jeito”, na prática da “tentativa e erro” limita muito os resultados, além de reforçar estigmas que foram criados sobre a classe dos advogados. Por isso, é hora de se livrar de comportamentos que não denotam profissionalismo. Isso permitirá que você cresça e que seu potencial seja reconhecido.


Se em 2021 você sentiu que algum desses pontos te atrapalhou, esse é um ótimo momento para refletir e criar perspectivas.


Um novo ano se iniciará e portas estarão abertas para que cada um atinja o sucesso sabendo como fazer uma excelente gestão do seu negócio.


Qual lição você mais levará consigo para 2022? Me conte nos comentários.


Gestão e Carreira na Advocacia: Aulas Gratuitas


Até aqui você percebeu que realizar a gestão de um escritório de advocacia demanda tempo e organização e muita visão estratégica, certo? Se faz parte dos seus objetivos ampliar ainda mais seu conhecimento sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para ser avisado sobre as aulas e demais conteúdos:



193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page