top of page

5 erros que impedem uma rotina produtiva na advocacia

É comum que a gente se renda a hábitos que impedem uma melhor fluidez do nosso trabalho.


Por isso, alguns comportamentos devem ser analisados e resolvidos para que a atuação advocatícia seja mais produtiva. Veja quais são:


1. ACEITAR DEMANDAS EM EXCESSO


Apesar de muitas pessoas acharem que ter trabalho em excesso seja bom, na prática não é bem assim que funciona.


É extremamente necessário aprender a falar não, o que é muito difícil, e cumprir apenas uma agenda possível.


Uma boa estratégia para isso é conhecer a Teoria de Pareto, ela afirma que 80% dos resultados vêm de apenas 20% do esforço. Ou seja, é melhor conseguir se dedicar de forma plena a poucos projetos do que se envolver com muitas demandas.


Portanto, o mais importante é procurar poucos clientes que tragam bons resultados financeiros à sua advocacia, e não pegar diversos trabalhos que oferecerão baixa remuneração.


No entanto, para conseguir fazê-lo, é necessário dizer não a muitas pessoas. É importante lembrar, também, que em uma demanda excessiva, as chances de não oferecer um trabalho de qualidade são grandes.


Tenho dois livros para te indicar:


  • Essencialismo - Greg McKeown


Ele nos mostra que, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, não depende somente de recusar solicitações aleatoriamente. É preciso ir além e eliminar o que não é essencial reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos.


  • Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante - Greg McKeown


Eu comecei esse livro certa de que não concordaria com nada. Mas, na medida em que avançava na leitura, percebia que ele fazia todo sentido. Então, se você trabalha e, ainda assim, continua distante de suas metas, vale a pena ler.


2. TER UMA ROTINA DESORGANIZADA


Quando uma rotina é desorganizada, é necessário parar várias vezes no decorrer do mês para resolver pendências, assim, perdendo a fluidez do cotidiano.


Por isso, o essencial é escolher dias específicos para resolver aspectos também específicos, de modo que nenhuma preocupação referente “te pegará de surpresa” mais tarde.


Essa organização permite que você cumpra os compromissos de sua agenda sem preocupação, afinal, você sabe que tais pendências serão resolvidas apenas daqui alguns dias ou então já foram resolvidas antes.


Isso evita que imprevistos aconteçam, além de inibir a ansiedade e te tornar mais disposto.


3. FALTA DE PROCEDIMENTOS PADRÕES


Em um escritório de advocacia, temos diversas atividades repetitivas, o que permite que já deixemos algumas tarefas previamente prontas.


Porém, muitos não fazem isso.


É comum encontrar advogados que, a cada primeiro contato de um possível cliente, precisam pensar em uma mensagem, sendo que isso pode ser facilmente resolvido deixando uma mensagem pré-pronta, o que pode até mesmo evitar uma resposta mal formulada.


Ter procedimentos padrões podem ajudar a organizar sua advocacia desde o atendimento até mesmo quando for necessário consultar algo específico.


4. CONSTANTES FALHAS DE COMUNICAÇÃO


Principalmente quando se tem uma equipe, é primordial centralizar a comunicação e buscar a ferramenta mais adequada para isso.


Quando não se estabelece um canal específico, é natural que as pessoas se sintam meio perdidas, além de aumentar a possibilidade de que algo não seja visto ou cumprido, afinal, são muitas plataformas para ficar atento e administrar.


Para evitar situações assim, é importante encontrar um único canal adequado para que a equipe possa se comunicar sem falhas.


5. NÃO ACOMPANHAR AS INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS


Hoje em dia, a tecnologia está estritamente ligada à produtividade. É por causa dela que agora temos tantas ferramentas que facilitam nosso trabalho e nos ajuda a organizar nossa advocacia.


Portanto, utilizar dessas inovações é um diferencial que pode te ajudar até mesmo no que diz respeito a oferecer mais clareza ao cliente.


Mas, obviamente, um dos maiores benefícios delas é a otimização do tempo, o que faz toda a diferença para uma advocacia produtiva.


E então, qual desses fatores você mais costuma cometer? Você sente os impactos negativos dele em seu negócio? Me conta nos comentários.


Aulas Gratuitas para otimizar sua carreira na advocacia


Construir uma carreira na advocacia e gerir um escritório demanda de tempo, dedicação, organização e visão estratégica. Se você deseja se aprofundar neste tema, adquirir mais conhecimento e saber mais sobre Gestão de Escritório e Carreira na Advocacia, eu tenho um convite especial para você!


Toda quinta-feira, às 17h, no YouTube, eu ministro aulas gratuitas com o objetivo de potencializar seus resultados na advocacia. As aulas ficam disponíveis por pouco tempo, então, se inscreva no meu canal para não perder nenhum conteúdo:




384 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page